configurar pc gaming

Olá Nitroamig@s! Estamos contentes por te ter connosco mais uma semana. Hoje vamos continuar com a linha de artigos para te tornares especialista em jogos para PC. Desta vez, vamos mostrar-te como podes configurar os jogos para PC. Vamos ensinar-te que ajustes podes fazer graficamente, em FPS, Ray Tracing e DLSS. Lembra-te que alguns dos nossos artigos anteriores explicam o que é FPS e o que é o DLSS.

Dito isto, vamos começar!

Configurar PC Gaming para jogos

A primeira coisa que deves saber é que os jogos para PC são muito diferentes dos jogos para consola. Nas consolas, os jogos são lançados com uma resolução específica, uma qualidade gráfica fixa e um FPS específico. Com as novas gerações, agora é possível escolher as resoluções (que também alteram o FPS), mas as opções continuam a ser muito limitadas.

No PC existem normalmente 4 qualidades gráficas (podem ter mais ou menos opções dependendo do jogo), sendo as mais frequentes a baixa, média, alta e ultra. A qualidade gráfica mais elevada pode ser designada por ultra, muito alta ou épica.

Dependendo do PC Gaming que tiveres, mais ou menos potente, podes jogar numa ou noutra qualidade. O mesmo aplica-se às resoluções – com um PC Gaming simples podes jogar em 720p ou 1080p, enquanto que com um PC Gaming potente podes também jogar em qualidade 2K e 4K.

configurar fortnite pc gaming

Configurar jogos para PC: resolução, FPS, Ray Tracing e DLSS

Quando inicias um jogo no teu PC, este deteta automaticamente o teu hardware e deixa uma configuração gráfica predefinida. No entanto, nem sempre é esse o caso e nem sempre as definições gráficas são as desejadas. Neste caso, acede ao menu de opções do jogo e, a partir daí, às opções de vídeo.

Melhora os gráficos do teu jogo para PC

Como referimos, a primeira coisa a fazer é alterar a resolução para a que pretendes. O mais habitual é que seja a resolução máxima do monitor gaming, embora existam exceções. Se não tiveres um monitor e o ligares a uma TV 4K, mas o teu PC Gaming não for suficientemente potente para jogos 4K, define-o para a resolução adequada. Eis algumas diretrizes gerais:

  • Placas gráficas dedicadas de 2 GB ou integradas de 2 GB: resolução de 720p e 1080p, consoante o jogo.
  • Placas gráficas dedicadas de 4 GB: todos os jogos em 1080p.
  • Placas gráficas dedicadas de 6 GB: Todos os jogos em 1080p e alguns jogos pouco exigentes em 2K.
  • Placas gráficas dedicadas mais antigas de 8 GB (exceto RX 580): Todos os jogos a 1080p e 2K.
  • Placas gráficas dedicadas atuais de 8 GB e superiores (exceto RTX 2060 SUPER): Todos os jogos a 1080p, 2K e 4K.

Escrevemos anteriormente um artigo para ti no nosso blog, se quiseres saber mais sobre quais as melhores placas gráficas para PC.

Ajusta os filtros e o FPS dos jogos para PC

Uma das coisas que deves ter em conta nestes casos é que, quanto maior for a resolução, menor é o pixel e maior será a definição que o jogo terá como padrão. Quando se joga em 4K, filtros como o anti-aliasing já não são necessários no máximo, pelo que podem ser colocados no mínimo ou mesmo desativados.

O anisotropic filtering pode ser definido para 8x ou 16x. É um dos filtros que menos consome atualmente e o resultado nos fundos é percetível.

É muito importante prestares atenção aos jogos que têm a opção de limitar o FPS. Se não quiseres sobrecarregar a placa gráfica desnecessariamente, tens de ajustar este parâmetro. Ou seja, se tiveres um monitor de jogos de 60 Hz, limita os FPS a 60. Vais obter mais estabilidade e a placa gráfica vai funcionar mais confortavelmente. O que importa se a placa gráfica te pode dar 100 FPS no jogo se não vais tirar partido disso? Tem isso em mente.

O mesmo se aplica se tiveres monitores de 144 Hz. Ajusta os FPS do jogo de acordo com o que a placa gráfica e o monitor te podem dar de forma equilibrada.

Adapta o Ray Tracing e DLSS 3.0

De uma forma muito sucinta o Ray Tracing é uma técnica de renderização que simula o comportamento real da luz, criando imagens com iluminação, sombras e reflexos realistas. Rastreia o caminho dos raios de luz ao interagirem com objetos virtuais, permitindo efeitos visuais mais precisos e detalhados em jogos e gráficos.

O Ray Tracing consome muitos recursos e é um sistema gráfico pesado, por isso faz com que o FPS caia. Desativa-o se a tua placa gráfica não for muito potente ou se o jogo estiver mal otimizado.

DLSS significa “Deep Learning Super Sampling”. Para este artigo, só temos de dizer que, se tiveres uma placa gráfica Nvidia compatível com este sistema e o jogo tiver a opção, coloca-a sem hesitar. O DLSS 1.0 foi um fracasso, mas o potencial e as intenções eram visíveis. Com a versão 2.0, a Nvidia deu um salto benéfico para os jogadores, e com o DLSS 3.0 o salto foi ainda maior e melhor.

O que são filtros/opções avançadas para jogos para PC

Os filtros para jogos são opções que normalmente não precisam de ser alteradas. Nem todos os jogos as têm e, normalmente, têm predefinições bastante restritas que não precisam de ser alteradas.

Normalmente, aparece uma barra que mostra os gigabytes de memória da tua placa gráfica (4, 6, 8...) e quanto dessa memória está a ser ocupada pela configuração atual. Podes aumentar ou diminuir estas opções se vires que a tua placa gráfica está “sobrecarregada” de memória.

 

Pode parecer muito complexo à primeira vista, mas depois vê-se que é muito fácil de compreender. Como dissemos no início, com os artigos do nosso blog Nitropc podes tornar-te um verdadeiro especialista em qualquer tópico relacionado com jogos para PC.

Esperamos que tenhas gostado deste artigo e vemo-nos na próxima semana com um novo.