Quantas ventoinhas um PC precisa?

Olá nitroamig@s! Damos-te as boas-vindas a mais uma semana no nosso blog. Hoje vamos resolver uma questão que quase todos os dias nos colocam por e-mail e telefone: quantas ventoinhas um PC precisa? Damos-te as chaves para saber qual é a resposta mais adequada para o teu caso.

Antes de passarmos ao assunto em questão, gostaríamos de esclarecer que não estamos a falar de dissipadores de calor, como refrigeração líquida ou coolers. Este artigo é o teu companheiro no que diz respeito às ventoinhas.

Dito isto, vamos começar!

ventoinhas de PC e boneco rosa

O que são ventoinhas de PC?

A primeira coisa a fazer é definir o conceito de ventoinhas de PC, um dos acessórios para PC gaming que não deve faltar no teu computador. São dispositivos de ventilação responsáveis por expulsar o ar quente que é gerado no interior do nosso PC quando este está em capacidade plena e renová-lo com ar do exterior.

Quantas ventoinhas um PC precisa?

Você não precisa de 6 ventiladores em todos os casos e, em alguns casos, ter 1 ou 2 pode ser insuficiente. É por isso que aqui conto exatamente os casos para cada número de fãs.

1 a 2 ventoinhas de PC

Utilização quotidiana sem grandes exigências. Se fores navegar na Internet, ver vídeos, ouvir música ou fazer pequenos trabalhos escolares ou de escritório em geral, os componentes não vão aquecer praticamente nada, pelo que a ventilação pode ser reduzida ao mínimo. Também podes utilizar 2 ventoinhas se fores jogar, mas apenas de vez em quando (1 ou 2 horas no máximo) para jogos não muito exigentes que não ponham o PC em capacidade plena. Em combinação com um dissipador de calor "mais frio" é suficiente.

3 a 4 ventoinhas de PC

Se o utilizares todos os dias para jogar mais de 2 horas e se planeias passar muitas horas a jogar durante os fins-de-semana ou férias. Além disso, se pretendes fazer edição de vídeo, fotografia ou design e modelação 3D. Em suma, para uma utilização mais intensa. Se possível, combina-o com arrefecimento líquido, embora existam coolers muito bons que também podem ser utilizados.

5 a 6 ventoinhas de PC

Apesar de proporcionar uma excelente ventilação para as diferentes áreas da caixa, a verdade é que tantas ventoinhas servem mais para fins estéticos do que práticos. Um bom dissipador de calor e 3 ou 4 ventoinhas é mais do que suficiente para quase todas as caixas, mas colocar 6 ventoinhas RGB faz com que o equipamento pareça muito mais fresco. Isto é 100% opcional.

Em que posição devem ser colocadas as ventoinhas do PC?

Esta é outra excelente pergunta. A posição em que devemos colocar as ventoinhas do PC depende do número de ventoinhas que vão ser colocadas no nosso PC Gaming:

  • Se você tiver 1 ventoinha, devemos colocá-la na parte inferior frontal.
  • Se você vai colocar 2 ventoinhas, devemos colocar 1 na parte frontal e 1 na retaguarda.
  • No caso de você ter 3 ventoinhas, devemos colocar 2 na parte frontal e 1 retaguarda.
  • Se tivermos 4 ventoinhas, devemos colocar 3 na parte frontal e 1 na retaguarda. É possível que alguém prefira colocar 2 na parte frontal e a quarta na parte de cima, mas isso é uma questão de gosto.
  • Se você gostar 5 ou mais ventoinhas, devemos colocar 3 na parte frontal, 1 na retaguarda e as restantes em cima.

quantas ventoinhas posso colocar no pc

Para que direção devem estar viradas as ventoinhas?

Isto é algo mais desconhecido e que os utilizadores comuns não precisam de saber, mas sim quem monta os computadores. Quando falamos de direção, estamos a falar de outro tipo de posição da ventoinha, nomeadamente a posição das pás da ventoinha.

As ventoinhas têm duas posições: expulsar o ar quente do interior ou trazer ar fresco para o interior. Se houver duas ou mais ventoinhas, uma delas dedica-se a expulsar o ar quente e a outra a trazer "ar fresco" (está entre aspas porque no Verão há pouco ar fresco, embora seja menos quente do que o ar interior).

Assim, e para concluir, gostaríamos de deixar um último ponto-chave, que é o facto de ser melhor colocar sempre a ventoinha traseira na posição de expulsão do ar quente e as ventoinhas frontais na outra posição, a recolher o ar fresco do ambiente. Se colocares também ventoinhas superiores, as posições das pás dessas ventoinhas ficam a teu critério.

É possível colocar 3 ventoinhas frontais que renovam o ar sem um ventilador traseiro para o expulsar? Sim, é possível. O calor continuará a sair pela parte de trás. A ventoinha apenas o expulsa mais rapidamente.

ventoinhas de PC Gaming

Conclusões

É importante saber quais as ventoinhas que necessitas para o teu computador e estamos certos de que este artigo te ajudou a informares-te sobre o assunto.

Lembra-te que publicamos artigos interessantes todas as semanas e prevemos que, nas próximas semanas, teremos tópicos que vais adorar e que te farão aprender muito.

Um nitrocumprimento para todos!