Como limpar corretamente o teclado mecânico ou de membrana
Olá Nitroamig@s! Hoje trazemos-te um artigo que nos foi pedido e que queremos escrever de uma forma divertida e educativa. Certamente já conheces os teclados gaming da nossa marca Nitropc (como o NK100 ou o NKM1000S), bem como uma entrada completa sobre os teclados recomendados em função da utilização que lhes vai dar. Hoje vamos mostrar-te como limpar corretamente o teu teclado mecânico ou de membrana.
Vamos a isso!
Limpar o teclado de membrana
Terás de limpar o teu teclado de membrana de uma forma radicalmente diferente da que podes ter visto noutros sites que se centram na limpeza de teclados mecânicos. Os teclados de membrana continuam a ser utilizados aos milhões (assim como os teclados híbridos, cujas teclas são uma mistura de ambos - mas também são considerados de membrana). Uma dica muito importante: nada de água e sabão!
Como limpar um teclado de membrana?
Bem, a coisa mais clássica a fazer é virar o teclado ao contrário e bater-lhe com cuidado para remover as seis toneladas de detritos debaixo das teclas. Se vivêssemos num mundo normal de pessoas normais, poderíamos aconselhar isto, mas somos obrigados a não o fazer. Isto porque há pessoas que não entendem o termo "bater com cuidado" e não medem a força com que batem (porque é sabido que temos milhões de "Hulks" na nossa sociedade).
Outra forma é com um spray de ar comprimido. Estes funcionam especialmente bem, embora seja necessário colocar o teclado um pouco inclinado para que, a maior quantidade possível de sujidade, seja expelida do teclado. Também é importante manter uma distância de 20 a 30 centímetros entre a saída de ar do pulverizador e o teclado, porque se o pulverizador que está a utilizar expelir o ar com força suficiente, o teclado pode ficar danificado.
Se não quiseres gastar dinheiro num spray, podes sempre voltar à ideia original e dar alguns toques no teclado inclinado (mas a sério, não exageres na força).
Limpar o teclado mecânico
Não é preciso ser um engenheiro para limpar um teclado mecânico, mas é preciso ter tato e cuidado ao fazê-lo. Se fores um dos "Hulks" mencionados acima, evita fazê-lo e faz uma limpeza geral com o spray de ar. No entanto, se achas que podes ser um daqueles seres superiores que fazem maquetas em miniatura, não terás dificuldade em limpar o teu teclado mecânico.
Antes de começar, uma dica básica: lembra-te de onde estavam as teclas que estás a remover, caso contrário vais "estragar tudo".
Passos a seguir para limpar o teclado mecânico
A primeira coisa é saber como remover as teclas que queres limpar. Para as retirar, segura a tecla pelos lados e puxe-a cuidadosamente para cima. Se fores um dos "Hulks" ou tiveres medo de fazer mal, podes utilizar um extrator de teclas que o faz de forma segura, como verás no vídeo abaixo.
Se fores muito preguiçoso, temos boas notícias para ti: nem sempre é necessário desmontar todo o teclado. Assim, a melhor coisa a fazer é concentrares-te nas teclas que utilizas mais frequentemente para jogar (W,A,S,D, barra de espaço, 'Enter', ‘Esc’, etc.). O resto pode ser limpo com o spray.
Quanto à frequência da limpeza, há quem diga a cada 15 dias (para quem tem muito tempo livre) e quem diga uma vez por ano (mas é demasiado tempo). A nossa política é que a pessoa mais limpa não é a que limpa mais, mas sim a que suja menos - por isso podes fazê-lo tranquilamente a cada seis meses se não fores desarrumado.
Abaixo estão algumas dicas sobre como evitar que o teu teclado mecânico fique sujo tão rapidamente.
Materiais para limpar o teclado
Agora é altura de saber quais os materiais necessários. É muito importante que limpes o teu teclado e as teclas com álcool isopropílico. Este álcool é muito barato, durará anos e é adequado para a limpeza de dispositivos eletrónicos e componentes informáticos. Não deixa resíduos nem manchas, não degrada, é desinfetante e não retira a tinta das teclas.
Como podes ver nestas duas fotografias que tirámos, é necessário limpar com panos de microfibras.
Por último, o pano deve estar ligeiramente humedecido com o álcool, não se deve deitar um grande jato e fazer com que o pano pareça um pano a pingar líquido ou com líquido a sair assim que o apertamos.
Como evitar que o teclado fique sujo?
As coisas a seguir podem parecer absurdas, mas são as mais comuns que já vimos no mundo. Não faças isto e o teu teclado irá sofrer e odiar-te um pouco menos (todos os teclados odeiam sempre os seus donos, está cientificamente provado e dermatologicamente testado).
Não fumar em cima do teclado.
O decreto-lei sobre esta matéria será publicado em breve. Não se trata apenas do fumo, mas podes ficar com cinzas entre as teclas.
Não deixes que o teu gato (ou cão) ande à solta na tua secretária.
Um gato solta mais pelos num dia do que um humano em dois meses (exceto se fores careca, o que, neste caso, é uma excelente vantagem). Os pelos dos animais de estimação e dos humanos afetam não só o teclado, mas também as ventoinhas e os próprios componentes internos do PC. E também não te deixes enganar pelo facto de teres poucos pelos - ficarias surpreendido com a quantidade de pelos que caem das tuas pestanas, sobrancelhas e barba. Se não tiveres animais de estimação e depilares todo o corpo, podes ignorar este ponto.
Não comas nem bebas em cima do teclado.
Uma chávena de café ou uma simples água pode ser a linha que separa continuares a utilizar o teu teclado atual, de teres de comprar um novo. Quando se trata de comer, referimo-nos obviamente a quaisquer migalhas de pão ou pequenos pedaços de comida que possam entrar. Se comeres um cozido à portuguesa em cima do teu teclado, não tens solução.
Não arranques as unhas ou peles em frente ao teclado.
Por último, mas não menos importante, ninguém deve ficar surpreendido, porque quando limpares o teclado verá unhas ou pele que retiraste ou mordeste e que acabaram no teclado. Este é um hábito que está enraizado na maioria da sociedade.
E evita tocar no teclado com as mãos sujas. Se comeres um hambúrguer na sala de estar e, depois de o comeres, tiveres gordura nas mãos e começares a escrever, essa gordura também é prejudicial a longo prazo. O mesmo se aplica se tiveres estado em contacto com pó ou outras coisas semelhantes. Limpa as tuas mãos antes de utilizares o teclado.
Conclusões sobre a limpeza do teclado
Não sejas um porquinho. Esperamos que te tenha rido e divertido com este artigo enquanto aprendias algo novo, pois era esse o nosso objetivo. É importante manter as coisas o mais limpas possível, uma vez que isso se traduz normalmente em durabilidade (quer se trate de um teclado, de um PC ou de um micro-ondas).
Nitrocumprimentos a todos!