Diferenças da Clearnet, Dark web vs Deep web

Olá nitroamig@s! Hoje trazemos novas informações sobre o mundo da Internet: vamos mostrar-te o que é a Clearnet, a Dark Web e a Deep Web e como diferem umas das outras.

A verdade é que existem tantos termos na Internet que é difícil conhecê-los a todos. No entanto, são termos que, depois de os conheceres, nunca mais os esquecerás e poderás ensinar aos teus conhecidos. Algumas coisas são certamente perturbadoras, mas outras são mais mitos urbanos do que qualquer outra coisa.

O que é a Clearnet?

É tudo o que se vê. "Clear" é uma palavra inglesa que significa "limpo". Este é o nome dado a todas as páginas que aceitam hiperligações de diferentes navegadores (Firefox, Chrome, Opera, Safari, etc.).

Por exemplo, os sites que costumas visitar habitualmente com o teu PC Gaming, como as redes sociais, as revistas e jornais digitais, o Youtube, a Netflix e a Twitch fazem parte da Clearnet. São sites que se enquadram nos termos e condições legais impostos pelos governos.

Estes sites são também designados por Surface Web. Resumindo, pode dizer-se que a Clearnet é a Internet tal como a conhecemos.

O que é a Dark Web?

Ouve-se muito este termo, apesar de o seu verdadeiro nome ser "Darknet" (em oposição à Clearnet). A Dark Web refere-se antes a uma área dentro da Web oculta ou profunda.

Imagina que a Internet é uma grande cidade: a Clearnet seria um bairro seguro, com polícia a vigiar e cidadãos a passear tranquilamente. Já a Dark Web seria os subúrbios, as zonas marginais e não tão seguras, onde se passa todo o tipo de peripécias.

ladrão no que é a dark web

Muitos destes sites são intencionalmente escondidos para criar redes privadas de difícil acesso. Páginas onde se transacionam mercadorias de contrabando ou roubadas, substâncias ilegais, serviços criminosos, entre outros. Ao contrário do que se pensa, a Dark Web não chega a representar 2% do conteúdo da Internet.

Do mesmo modo, a Internet tal como a conhecemos não chega a representar 10%. Então, o que são os outros 90% da Internet? Continua a ler para descobrires.

O que é a Deep Web?

Este termo, tantas vezes utilizado para causar intriga e até terror, é na realidade bastante banal. De facto, muitas das coisas que existem na Clearnet levam-nos diretamente para a Deep Web sem que nos apercebamos disso.

99% da Internet é informação, sim, mas em transações. São feitos milhares de milhões de negócios num só dia. Acredites ou não, estás sempre a entrar e a sair da Deep Web. Afinal, a Deep Web significa basicamente a web oculta, aquela que os outros não conseguem ver ou que não é acessível através das pesquisas convencionais.

É muito fácil de explicar: lembras-te que dissemos acima que o Youtube e a Netflix pertencem à Clearnet? Pois bem, no caso da Netflix, por exemplo, o seu conteúdo está na Deep Web. A tua cabeça explodiu? Então coloca-a de volta, é fácil de entender.

Netflix está na clearnet e na deep web

Os sites utilizam a Internet para serem visíveis para os utilizadores de todo o mundo. Todas as empresas querem estar visíveis para os seus potenciais clientes. Mas, como sabes, é frequente teres de te registar para poder ver o conteúdo existente (Netflix), para desbloquear mais conteúdo e opções extra (Youtube ou Twitch), ou para criares o teu próprio espaço na Internet.

Exemplos do que é a Deep Web

Todas as informações encriptadas de compras e pagamentos online, áreas de clientes ou de administração de sites onde residem dados pessoais, informações académicas, informações governamentais e muitas outras.

Sempre que vais à Ryanair ou ao Booking e fazes uma pesquisa para saber quanto te custaria uma viagem, essa pesquisa faz parte da Deep Web. Mais ninguém, através do acesso convencional, pode aceder ao que estás a ver. Toda essa informação, mesmo que se feche o browser mais tarde, fica na Deep Web. Tudo na Internet, absolutamente tudo, deixa o seu rasto e a sua pegada.

Porque é que a Dark Web é perigosa?

Ao contrário do que se possa pensar, a Dark Web não é perigosa porque alguém vai a tua casa para te matar, ou porque vais cair sob uma maldição como nas mais famosas creepypastas.

A realidade é que é perigoso porque a Dark Web gera a grande maioria dos vírus e malwares em geral que podem depois ser transmitidos à Clearnet. Por outras palavras, a partir de uma visita aos subúrbios, o teu PC pode levar uma boa sova por ir onde não devia.

dark web vs deep web

Quando navegas com o Firefox ou o Chrome, existem muitas extensões que bloqueiam malwares e links fraudulentos que te podem prejudicar. Mas quando se vai para a Dark Web, a proteção é extremamente baixa e entrar lá é um terreno fértil para hackers e outros criminosos informáticos.

 

Esperamos que tenhas gostado deste artigo que tenhas percebido melhor o que é a dark web e a deep web. Fica atento ao nosso blog!