
O que é um Processador e quais são os Melhores de 2024?
Olá, Nitroamig@s! Bem-vindos a mais um artigo do nosso blog. Hoje vamos explorar o fascinante mundo dos processadores. Sabias que sem um processador, o teu dispositivo seria um "peso de papel" tecnológico? Vamos esclarecer o que é um processador, como funciona e também descobrir os melhores processadores do momento. Prometemos tentar utilizar poucos termos técnicos e explicar tudo da forma mais simples possível. Agora, vamos à descoberta do cérebro que dá vida ao teu computador!
O que é a CPU ou o processador?
O processador, também conhecido como CPU (Central Processing Unit), é uma peça de hardware (componente) fundamental para o funcionamento de qualquer PC. No fundo, é o cérebro de qualquer dispositivo digital - podes encontrá-lo em computadores, telemóveis, consolas de jogos e até em eletrodomésticos modernos.
Vamos resumir a explicação para não nos tornarmos demasiado técnicos e complexos: a função principal de um processador é receber instruções e executar as respostas às mesmas, o que envolve desde abrir uma aplicação até correr jogos e gerir as tuas tarefas diárias.

Os Melhores PC Gaming
Para simplificar, quando clicas numa pasta no teu computador, o processador lê o comando, processa a informação e exibe a pasta no ecrã com o seu conteúdo. Se houver vídeos na pasta e clicares num deles, o processador irá procurar no sistema operativo os codecs necessários para o reproduzir. O mesmo acontece com ficheiros de texto, jogos e outros itens. Funciona como o centro de comando que coordena a troca de informações entre os componentes do dispositivo, como a RAM e o disco rígido.
💡 Curiosidade: Sem o processador, o teu computador simplesmente não funciona. É a peça que orquestra todas as operações e calcula a informação necessária para que tudo aconteça de forma fluida e rápida.
Como é que um processador funciona?
O funcionamento do processador baseia-se em ciclos repetitivos conhecidos como "ciclos de instruções". Cada ciclo consiste em três etapas principais:
- Pesquisa: O processador vai procurar a instrução à memória.
- Interpretação: Processa a instrução e compreende o que deve fazer.
- Execução: Realiza a ação necessária, tornando-a visível ou utilizável para o utilizador.
Esta sequência ocorre milhões de vezes por segundo! Quando falamos em "ciclo de instruções", estamos a falar da velocidade de resposta da tua máquina.
Quais são os componentes internos de um processador?
Como dissemos anteriormente, vamos tentar deixar os pormenores mais técnicos para trás e explicar rapidamente. Portanto, apesar de ser uma peça pequena, o processador é composto por várias partes:
- Unidades de controlo: responsáveis por coordenar todas as operações.
- Unidades aritmético-lógica: fazem cálculos matemáticos e operações lógicas.
- Núcleos: componentes independentes que permitem ao processador realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Quanto mais núcleos um processador tiver, mais tarefas em simultâneo e diferentes um computador pode realizar.
- Threads: sub-processos criados dentro de cada núcleo que aumentam ainda mais a capacidade multitarefa. Com tecnologias como Hyper Threading ou Multi Threading, podemos ver como podem existir dois threads por núcleo.
- Além destes, também existem outros componentes como a frequência (Hertz) ou o IPC (instruções por ciclo), mas prometemos não te chatear com pormenores muito técnicos neste artigo (fica para a próxima!).
Cada um destes elementos contribui para que o teu computador funcione da forma mais rápida e eficiente possível.
Como escolher o processador certo?
Ao escolheres um processador, deves considerar:
- Utilização: Jogos exigem mais potência de processamento e uma boa placa gráfica; para um computador para trabalho de escritório, um modelo básico será suficiente.
- Orçamento: O preço varia muito de acordo com o desempenho, por isso pensa no teu orçamento.
- Compatibilidade com a motherboard e a RAM: Confirma sempre se o processador é compatível com a tua motherboard.
Quais são os melhores processadores atualmente no mercado?
Com tantas opções no mercado, encontrar o melhor processador para as tuas necessidades pode ser um desafio. Se queres um processador para gaming, trabalho, ou uso básico e quotidiano, escolhemos 5 das melhores opções disponíveis atualmente, com base na sua relação preço/qualidade/desempenho.
AMD Ryzen 7 9800X3D
Acaba de ser lançado e já é o novo rei do gaming! Com um desempenho que supera o seu antecessor, o Ryzen 7 7800X3D (número 1 durante o último ano), este modelo é perfeito para gamers que procuram o melhor desempenho e um PC Gaming que se equipare a uma nave que viaja tão rápido como a Millennium Falcon.
É verdade que, estando ao preço de lançamento, tem um custo elevado em comparação com os outros que veremos nesta lista, mas tem o melhor desempenho do mercado. Resumindo, o preço é alto, mas a qualidade compensa. Além disso, o modelo 7800X3D está a começar a ser descontinuado, pelo que, devido à falta de stock, o seu preço subiu e agora estão ambos a um custo semelhante.
Intel Core i5 14400F
Este processador de décima quarta geração é uma excelente escolha para quem quer desempenho e eficiência energética. O que podes esperar? Multiplicidade de núcleos, menor consumo de energia do que outros modelos Intel e também temperaturas mais baixas. Tudo isto faz dele a melhor escolha entre os modelos Intel mais recentes.
Sem dúvida que é ideal para jogar, trabalhar ou estudar, e ainda tem um preço acessível que vale bem a pena. Para os fãs que não trocam a Intel por nada, é uma opção sólida a um preço competitivo.
AMD Ryzen 8700G
O AMD Ryzen 8700G é o melhor APU do momento - com os seus gráficos Radeon 780M integrados, muitos utilizadores perceberam que não precisam de uma placa gráfica dedicada para jogar. Os títulos mais jogados do mundo, como o GTA V, Minecraft, Rocket League, Valorant, League of Legends e até Fortnite, podem ser jogados com os gráficos integrados deste processador. Obviamente, para outros usos é mais do que adequado. Além disso, se for acompanhado por uma placa gráfica dedicada, também tem um bom desempenho como processador isolado.
Intel Core i9 12900KF
Apesar de ter alguns anos, o i9 12900KF continua a ser uma potência para todos os jogos e utilizações, e o seu preço baixou tanto que é impossível não o incluir nesta lista. E claro, não podíamos deixar de reforçar que a 12ª geração da Intel não tem os problemas de temperatura da 13ª e 14ª gerações que deram problemas a alguns utilizadores, e o seu desempenho é excelente.
Se queres jogar em 4K e desfrutar de bons FPS (frames por segundo) com qualquer placa gráfica moderna, esta é uma excelente escolha.
AMD Ryzen 4600G
Este é o irmão mais novo do Ryzen 5700G. Este processador é a opção perfeita para quem quer ter um PC completo por menos de 500€. Por um preço bastante reduzido, conseguirás um verdadeiro centro multimédia, sendo ideal para quem precisa de um computador para uso básico, como estudar, navegar na internet ou jogar jogos pouco exigentes. É uma excelente opção para os bolsos mais apertados ou para os utilizadores pouco exigentes.
E tu, qual vais comprar?
Cada processador desta lista tem características únicas que podem ser adequadas para diferentes perfis de utilizador. Escolhe sempre de acordo com o tipo de utilização que vais dar ao teu PC. Se estás a montar um novo setup ou a pensar em fazer um upgrade, agora tens uma ideia mais clara sobre o que é um processador e como escolher o melhor para ti.
Diz-nos nos comentários qual o processador que escolherias ou se preferes outros (até podemos vir a incluí-lo neste artigo. E não te esqueças de explorar outros conteúdos no nosso blogue para mais dicas e informações sobre hardware e tecnologia.
Nitrocumprimentos!