Como Escolher Monitor Gamer recomendado da Nitropc

Olá nitroamig@s! Bem-vindo ao guia definitivo que te vai ajudar a encontrar o monitor perfeito para melhorar o teu setup e aumentar a tua experiência de jogo. Vamos abordar de forma prática e divertida todos os fatores importantes na hora de escolher um monitor gamer, para que saibas exatamente o que precisas para dominar o campo de batalha, seja ele qual for.

O que é um monitor?

Sim, eu sei, muitos de vocês estão agora a dizer: que pergunta tão disparatada é essa? Mas a realidade é que ficarias surpreendido com o pouco conhecimento que existe sobre estes periféricos.  Se te questionas se realmente precisas de um monitor em vez de um televisor, a resposta é sim! Um monitor gaming é pensado especificamente para responder às exigências dos jogos, enquanto uma TV é feita para um consumo mais diversificado de conteúdo e, muitas vezes, tem tempos de resposta e taxas de atualização mais lentos. E sim, enquanto a TV normalmente vem com som incorporado, os monitores focam-se em desempenho visual e exigem um setup de som próprio – auscultadores ou colunas – para uma experiência de jogo completa. Lê o nosso artigo sobre as diferenças entre o monitor e a TV para saberes todos os detalhes!

Acessórios Gaming

Acessórios Gaming

A melhor seleção de acessórios para jogares no teu PC: teclados, ratos, auscultadores e muito mais.
Explorar Acessórios Gaming

Portanto, se és fã de jogos de tiro, MOBA ou qualquer outro género competitivo, um monitor é o que precisas para teres aquele “boost” nos reflexos e um visual mais nítido e fluido. Para te ajudar a escolher, vamos olhar com detalhe o que deves ter em conta.

Como Escolher Monitor Gamer Recomendado

Como escolher um monitor gamer?

FPS

Os FPS, ou frames por segundo, são como a arte moderna: toda a gente fala deles, mas poucos imaginam o que está em causa. É normal que isto aconteça, uma vez que são bastante complexos (e talvez a culpa também seja de alguns streamers que gostam de vender a frase "quanto mais FPS, melhor" ou "no teu PC só jogas a 40 FPS? Isso é mau"). No artigo sobre FPS nos videojogos, explicamos-te tudo o que precisas de saber em maior detalhe.

Monitor Gaming Pulse 24" FullHD 120Hz IPS

Monitor Gaming Pulse 24" FullHD 120Hz IPS

Valoración positivaValoración positivaValoración positivaValoración positivaValoración positiva
131.13 VER PRODUTO

Tamanho do monitor

Se a tua pergunta é “qual é o tamanho de monitor ideal para jogos?”, a resposta é: depende. A única coisa sobre a qual não te podemos aconselhar é o tamanho do monitor. Porquê? Porque depende do teu espaço e preferência pessoal. Algumas pessoas não têm uma secretária grande ou espaço para colocar um monitor grande. Outras, por outro lado, não gostam de ecrãs pequenos e quanto mais polegadas, melhor. Também há pessoas que não querem “ficar cegas” porque jogam demasiado perto do monitor e, como não podem ter distância, preferem um monitor mais pequeno. É por isso que a escolha é tua.

Ainda assim, podemos dizer-te que, embora muitas pessoas os prefiram, os monitores de 19” e 22” parecem-nos pequenos. Já os monitores entre 24 e 27 polegadas são as opções mais populares, pois equilibram bem o tamanho e a distância de visualização. E os monitores de 27” e 28” agradarão a quem gosta de ecrãs grandes. Se estás a pensar em algo acima das 30 polegadas, talvez o melhor seja mesmo uma TV, já que os monitores gaming são otimizados até 28 polegadas para a melhor imersão, como é o caso do Monitor Gaming Vortex de 27''.

Monitor Gaming  Surge 27" FullHD 300Hz Curvo

Monitor Gaming Surge 27" FullHD 300Hz Curvo

Valoración positivaValoración positivaValoración positivaValoración positivaValoración positiva
202.29 VER PRODUTO

Taxa de atualização e hertz

Agora que já escolheste o tamanho, vamos passar ao hertz. Hertz é a taxa de atualização dos monitores (e televisores). Embora não seja 100% exato, 1 Hertz (Hz) equivale a 1 fotograma por segundo (FPS). Um fotograma é cada uma das imagens instantâneas em que uma animação ou gravação é dividida. Assim, quando se diz que um jogo está a correr a 30 FPS, significa que está a correr a 30 fotogramas por segundo.

Quanto mais fotogramas por segundo, mais suave será o jogo. No entanto, há um limite para isso, sobre o qual falaremos mais tarde. É por isso que, se comprares um monitor de 60 Hz, os jogos serão executados a um máximo de 60 FPS. Não importa se tens um PC Gaming da NASA e os teus jogos estão a correr a 400 FPS - se o teu monitor tiver 60 Hertz, não verás mais do que isso.

Precisas de mais de 60 Hertz para jogar? Se fores um simples e pobre mortal como nós, não. Não somos profissionais e não temos os reflexos do Chuck Norris e do John Wick juntos.

E se eu gostar de monitores curvos?

Os monitores curvos já existem há alguns anos, mas a maioria das pessoas considera-os desconfortáveis, porque não foram concebidos para trabalhar, ver filmes ou para uso quotidiano. Os monitores curvos são mais utilizados para curtas distâncias - acomodam os olhos e permitem uma maior imersão nos jogos, especialmente nos jogos shooters competitivos. Por isso, se quiseres ser um profissional em CSGO, Overwatch ou outros, um monitor curvo é exatamente o que precisas. O monitor curvo de 27" FullHD é uma excelente opção!

Escolher Monitor Gamer Curvo

O que é IPS?

Se vires este acrónimo ao pesquisares monitores e não souberes o que significa, não te preocupes, nós explicamos-te: IPS é um ecrã com uma tecnologia de cor e luz diferente. Isto significa que as imagens não são vistas como nos outros monitores.

Monitor Gaming Phantom 27'' 4K 144Hz IPS

Monitor Gaming Phantom 27'' 4K 144Hz IPS

Valoración positivaValoración positivaValoración positivaValoración positivaValoración positiva
486.92 VER PRODUTO

Os monitores IPS tendem a saturar as cores e a alterar o contraste da imagem, o que faz com que tudo pareça mais vivo. Enquanto os outros monitores te dão cores naturais (ou tons mais escuros), com o IPS terás um apelo visual mais poderoso. Se jogas RPGs, aventuras e outros géneros que valorizam a estética, os monitores IPS são uma excelente escolha. Esta tecnologia é particularmente útil para quem joga e edita imagens ou vídeos, já que proporciona cores mais fiéis.

Não altera nada percetível na jogabilidade e é esteticamente mais agradável. Aqui está um monitor IPS para dares uma vista de olhos:

Escolher Monitor Gamer - IPS vs sem IPS

 Tipos de resolução do ecrã

Também aqui as coisas se tornam complexas. Já lá vão os tempos em que nos contentávamos com os nossos enormes pixéis e as nossas resoluções de 360p, em que tínhamos de imaginar o que estava a acontecer no vídeo em vez de nos limitarmos a vê-lo.

A resolução, sem entrar em pormenores demasiado técnicos, é o total vertical e horizontal de todos os pixéis de um ecrã.

Escolher Monitor Gamer - Pixéis

 

Em poucos anos, passámos muito rapidamente para resoluções mais elevadas. Durante muito tempo, a resolução 480p predominou como norma na televisão e também nos CD e DVD. Antes disso, havia as resoluções de VHS e os telemóveis antes dos smartphones. A chegada da alta definição mudou tudo.

Escolher Monitor Gamer - Resoluções

Atualmente, praticamente nada tem uma resolução inferior a HD 720p. A partir daqui passamos para a resolução mais utilizada atualmente, que é a Full HD 1080p. Depois temos várias resoluções HD superiores, sendo que a que mais se destaca entre elas e que tem causado um forte impacto desde o seu nascimento é a Ultra HD, UHD ou 4K. E claro, o 8K começou a ser comercializado no mercado nacional recentemente, mas ainda faltam alguns anos para ser um padrão, tal como o FULL HD tem sido nos últimos 12.

Full HD seria 1920 x 1080 pixéis. O Quad HD, QHD ou 2K, que atualmente só se encontra em monitores e não em televisores, tem uma resolução máxima de 2560 x 1440. Podes ver o resto das dimensões na imagem abaixo.

Escolher Monitor Gamer - Comparação de resoluções de monitores

Dentro de cada resolução, existem variantes (por exemplo, com monitores largos ou "ultra widescreen").

G-Sync e FreeSync

Como já conheces bem as resoluções, podemos falar sobre estas palavras complicadas, e acredita que vais compreendê-las fácil e rapidamente.

FreeSync e G-Sync são a mesma coisa ou pelo menos fazem a mesma função, a principal diferença está na empresa que criou estas tecnologias. O FreeSync foi desenvolvido pela AMD enquanto o G-Sync foi criado pela Nvidia.

 

Escolher Monitor Gamer - G-Sync e FreeSync

 

Normalmente, os monitores têm uma taxa de atualização baseada nos hertz do monitor. Se, por exemplo, o monitor tiver 60 Hz, isso significa que o ecrã atualiza a imagem 60 vezes por segundo. Por vezes, durante o jogo, quando estamos dentro de casa e vamos para o exterior, ou estamos num local com muitos elementos, de um momento para o outro o FPS pode mudar drasticamente. Enquanto no jogo o FPS continua a mudar, o monitor permanece numa frequência fixa de 60Hz. Isto provoca momentos pequenos, mas muito incómodos, em que a imagem parece "dividir-se em duas". Isto deve-se à diferença de velocidade entre o FPS no jogo dado pela placa gráfica e a taxa de atualização do monitor.

Como o famoso V-Sync deu mais problemas do que soluções, especialmente em jogos competitivos e online em geral, a AMD e a Nvidia criaram a FreeSync e a G-Sync. No fundo, são tecnologias que ajudam a sincronizar os FPS do jogo com a taxa de atualização do monitor, evitando a imagem cortada ou o “screen tearing.” Isso significa que terás uma experiência mais fluida, mesmo em momentos de ação intensa. Felizmente, a maioria dos monitores hoje é compatível com ambas as tecnologias, seja qual for a tua placa gráfica.

Não te preocupes em comprar um monitor FreeSync ou G-Sync, pois agora são 100% compatíveis. Isto significa que se tiveres um monitor FreeSync mais barato, mas um PC com gráficos Nvidia, podes tirar partido destas tecnologias da mesma forma.

Os cabos que deves utilizar para ligar o teu monitor

Existem três principais tipos de ligações para monitores: HDMI, DisplayPort e DVI.

escolher monitor gamer e cabos

 

O HDMI é uma opção versátil e fácil de configurar. Mas o DisplayPort é a melhor escolha para altas resoluções, como 2K e 4K, enquanto o DVI é mais utilizado para monitores Full HD de 144Hz ou 240Hz.

Isto não significa que estes cabos sejam apenas adequados para esse efeito - também podes utilizar o DisplayPort em monitores para obter 144 Hz. Só tens de saber que, atualmente, as placas gráficas dedicadas normalmente só têm HDMI e DisplayPort e, em alguns modelos, também DVI. Não importa se é Nvidia ou AMD, elas utilizam as mesmas ligações ou saídas para as placas gráficas.

Escolher o Monitor Gamer ideal para cada tipo de jogador

És um jogador profissional?

Se estás a jogar competitivamente, então 60 Hz não é suficiente, precisas mais do que isso. Precisas de desenvolver os teus reflexos ao máximo até conseguires caçar moscas com pauzinhos, como no filme Karate Kid.

Não vale a pena comprares monitores de 75 Hz ou 100 Hz - é melhor saltares diretamente para 144 Hz. Sim, existem ecrãs de 200 Hz e 250 Hz. Mas vamos ser honestos contigo: é mais marketing do que realidade.

Deixando de lado a sugestão muito clara de alguns, ciência é ciência. É verdade que se pode treinar a perceção e apurar os reflexos, mas o olho humano tem um limite de velocidade de processamento, e não se pode ir além dele. Há estudos como a lei de Bloch que confirmam este facto: a partir dos 120 FPS, a mudança é menos percetível e o olho não consegue registar mais de 150 fotogramas por segundo, pelo menos os olhos e cérebros humanos (sabemos que há maravilhas bípedes entre nós).

A sério, os resultados mais incríveis foram encontrados em alguns pilotos de caça, que foram capazes de apreciar 200 FPS em simulações de treino. Mas como não somos pilotos de caça, e acreditar que temos os mesmos reflexos que eles é um delírio, ficamos com o que temos.

Lembra-te de ter em conta a tua realidade e não as dos muitos "Neos" de Matrix na Internet a desviarem-se das balas. É por isso que recomendamos que dês o salto de 60 Hz para 144 Hz. O Monitor Gaming Phantom de 27'' 4K 144Hz não te vai desiludir. E se quiseres ser o rei do teu bairro, podes comprar um monitor curvo e com +144 Hz.

Sou um jogador profissional e competitivo ou estou a treinar para isso:

Para quem está a treinar competitivamente, o monitor ideal é um Full HD de 144 Hz ou um 2K também com 144 Hz. Estes monitores oferecem excelente desempenho a um preço razoável. Existem também opções de 240 Hz ou 4K a 144 Hz, mas são mais caras e, atualmente, não compensam o investimento para a maioria dos jogadores. Contudo, se tens orçamento para comprar, então força.

Não jogo competitivamente, mas quero gráficos espetaculares

Se não és jogador competitivo, podes dispensar taxas de atualização tão altas e priorizar a resolução. Um monitor 4K é a escolha ideal para quem quer gráficos mais realistas. Se queres cores vivas e qualidade de imagem superior, investe num monitor com iluminação IPS, embora os preços sejam um pouco mais altos.

Outras lendas urbanas

Quanto menos ms, melhor? Nem sempre!

Dos criadores de "quanto mais FPS, mais fixe" chega: "quanto menos ms, melhor". O que é “ms”? É uma abreviatura de milissegundos. Vamos resumi-lo rápida e simplesmente como tempo de resposta.

É a velocidade com que um monitor atualiza e altera o que está a acontecer no ecrã. É principalmente reivindicado para evitar o "efeito fantasma" em jogos como o CSGO. Até explicaríamos este efeito, mas este artigo está a demorar uma eternidade e queremos que possas jogar, acabar os estudos, ir dormir, etc.

É verdade o que dizem? Nem por isso. É, mais uma vez, mais marketing do que outra coisa. Porquê? Porque os gurus dos ms e dos FPS não têm em conta o ‘input lag’. Sim, mais uma coisa para acrescentar ao jargão. O input lag é a soma do tempo de resposta (o ms) com o tempo de processamento. Se o tempo de processamento for elevado bípedes, não importa se é de 1 ms, 2 ms ou 5 ms. Com um input lag muito elevado, ficarás em desvantagem em jogos competitivos.

Dependendo do monitor, pode haver um atraso de até 5 fotogramas. É por esta razão que os jogadores de competição jogam em monitores e não em televisores. Os televisores têm normalmente um input lag muito elevado. Um monitor de 5 ms com um tempo de processamento mais rápido será melhor do que um monitor com um tempo de processamento mais lento de 1 ms. Isto pode ser notório nos jogadores de elite, onde cada milissegundo conta. Quer jogues LoL, CSGO ou Fortnite, a vitória ou a derrota são medidas desta forma.

 

Saber como escolher um monitor gamer é importante, sobretudo porque se trata de uma escolha muito pessoal. Ao contrário de um computador, que tem de ser comprado com um determinado hardware se quiseres jogar os jogos que te interessam, o monitor é mais uma decisão sobre a forma como queres ver e jogar esses jogos.

Nitrocumprimento!