Triplica a vida útil da tua placa gráfica com a Nvidia NTC (Neural Texture Compression)

Olá Nitroamig@s! Damos-vos as boas-vindas e agradecemos por estarem mais uma semana no nosso blog. Hoje vamos falar de algo que vos vai surpreender. Isto promete ser, talvez, a maior revolução dos últimos anos, desde a criação do DLSS. A Nvidia, que já deu cartas com tecnologias como a Multiframe Generation, chega agora com uma nova ideia que triplica a vida útil da tua placa gráfica com a Nvidia NTC. Isto fará com que o teu PC Gaming dure mais anos e que, com componentes mais modestos, consigas obter um bom desempenho nos jogos.

Um acordo histórico

Já sabemos que a “guerra” das CPUs (processadores) e GPUs (placas gráficas) é constante e não há trégua. Se adormeceres, passam-te por cima. Perguntem à Intel, que passou de ter um monopólio de mais de 90% do mercado há uma década para pouco mais de 70% em 2024. No mercado de servidores, recuou de 30% para apenas 10%. Tudo isto por não modernizar a sua litografia nem melhorar o desempenho ao mesmo nível que os outros.

A Nvidia vai lançar os seus primeiros CPUs para agitar ainda mais o setor. A Intel entrou no mercado das placas gráficas de forma complicada, com modelos pouco expressivos (exceto a honrosa Intel ARC B580). A AMD está em tudo, sem medo, até se aventura a fabricar bicicletas (não, não é brincadeira).

No meio desta agitação, foi alcançado um acordo histórico entre a Intel e a Nvidia. Esse acordo é para desenvolver a tecnologia que agora vos explicamos a seguir.

Que papel terão a Intel e a Nvidia?

A Nvidia será quem liderará este assunto, embora a colaboração seja mútua. Enquanto a empresa de Jensen Huang usará a “força bruta” dos seus núcleos tensor, a Intel seguirá outros caminhos. A Nvidia terá a versão mais potente e aperfeiçoada, mas, como é habitual, exclusivamente para as suas placas gráficas. Por outro lado, a Intel (pelo menos por agora) pretende lançar uma versão um pouco mais “ligeira”, mas aberta, de forma a que todas as placas gráficas possam beneficiar dela.

O que é a compressão neural de texturas?

A compressão neural de texturas (tradução literal de Neural Texture Compression), ou NTC para abreviar, não é algo que surgiu agora. Na verdade, é uma tecnologia que já está a ser desenvolvida há mais de um ano, embora só se tenha tornado viral agora porque parece estar num estado bastante avançado.

É uma tecnologia que tem como objetivo fazer com que as texturas dos videojogos ocupem menos espaço. Em vez de guardar as texturas em alta definição, sem compressão e com um tamanho muito superior, utilizam-se métodos de compressão que mantêm a qualidade de detalhe e resolução. E, segundo a Nvidia, conseguiram comprimir as texturas até 96%, mantendo a qualidade.

E este “milagre”? Como é possível? Tal como tem acontecido ultimamente (com DLSS, FSR, XeSS e agora Multiframe Generation), tudo se deve à Inteligência Artificial. Sim, não surpreende ninguém que a IA esteja por detrás disto. E como funciona? Bem, é complexo e bastante técnico de explicar, mas vamos sintetizar ao máximo.

Como funciona o Nvidia NTC (Neural Texture Compression)

Vamos explicar passo a passo para compreendermos o seu funcionamento.

  • As texturas originais são comprimidas usando técnicas de compressão em blocos.
  • Esses blocos são unidos e convertidos num conjunto de "pesos" para uma pequena rede neural.
  • Quando a GPU precisa de renderizar uma textura, a rede neural utiliza esses pesos para reconstruir a aparência da textura no momento e local necessários.

Não estamos a falar apenas de uma única textura (o que seria um trabalho interminável), mas sim de várias texturas agrupadas. Esta técnica permite comprimir múltiplas texturas e os seus mipmaps (sequência de texturas) num único bloco, otimizando o espaço de armazenamento e a memória.

Extremo S Bronze

Extremo S Bronze

Valoración positivaValoración positivaValoración positivaValoración positivaValoración positiva
1521.71 VER PRODUTO

Triplica a vida útil da tua placa gráfica

Ainda não há data oficial para o lançamento da compressão neural de texturas, embora as outras tecnologias já estejam disponíveis e cada vez mais polidas e otimizadas. A seguir deixamos um dos melhores benchmarks que apareceu no YouTube recentemente, onde se mostra claramente o quanto se pode tirar proveito de uma placa gráfica de última geração.

Neste caso, falamos da RTX 5060 Ti na sua versão de 16GB. Para muitos, trata-se de uma placa de gama média, e, teoricamente, para jogar bem em 2K precisarias de uma RTX 5070. Para jogar em 4K, adquirias uma RTX 5080, pelo menos no papel. Mas a Inteligência Artificial veio mudar as regras. Agora, como se mostra no vídeo, com uma RTX 5060 Ti consegues jogar os títulos mais exigentes em qualquer resolução e com bons FPS.

Quando a compressão neural de texturas estiver disponível, poderá ser uma boa notícia o facto de uma placa gráfica atual poder durar mais de 10 anos com bom desempenho em todos os jogos, sem teres de te preocupar constantemente com os requisitos.

Um futuro gaming sem grandes placas gráficas?

Como vimos em entradas anteriores e nesta última, cada vez mais o objetivo é otimizar o desempenho dos jogos através da Inteligência Artificial. Se a explicação para continuarem a lançar gráficas com 8GB de VRAM são estas novas tecnologias, talvez caminhemos para um futuro onde já não será necessário gastar 2.000 euros numa placa gráfica para ter a melhor experiência possível.

Recorda-te de que também existe o jogo na nuvem, onde plataformas como a GeForce Now da própria Nvidia permitem desfrutar da melhor experiência gráfica através de uma subscrição.

Qual achas que será o futuro dos videojogos? Para onde pensas que irá o gaming em geral e o gaming no PC em particular? Gostávamos que deixasses a tua opinião.

Da nossa parte, só nos resta dizer que esperamos que tenhas gostado desta entrada, que tenhas ficado informado e ajudado por igual. Publicamos artigos todas as semanas e tentamos que sejam sempre interessantes. Não te esqueças de que também podes seguir-nos nas redes sociais para todos os tipos de conteúdos, desde humor até passatempos.

Um nitro-abraço para todos!